O Brasil passa por um surto de sarampo e tem promovido campanhas de vacinação para evitar que a doença se espalhe ainda mais. Em decorrência da série de perguntas recebidas, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), por meio da Comissão de Imunização, esclarece que os idosos não estão no grupo prioritário de imunização e que pessoas nascidas antes de 1960 não precisam se vacinar.
A vacina tríplice viral (SCR), que protege contra o sarampo, contra a rubéola e a caxumba, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, de acordo com o calendário nacional de vacinação, todos os indivíduos de 1 a 29 anos de idade devem ter tomado duas doses da vacina para serem considerados protegidos. Enquanto isso, adultos entre 30 e 49 anos de idade, sem comprovação de nenhuma dose, devem receber pelo menos uma dose da SCR.
Para pessoas acima dos 60 anos, a vacina só é indicada caso o indivíduo tenha sido exposto ao vírus ou tenha dúvida sobre o histórico vacinal. A Sociedade ressalta que, nestes casos, o paciente sempre consulte um especialista para avaliar a necessidade de imunização.
Fonte: sbgg.org.br