SPDF
SPDF
Menu

Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março, dia Internacional da síndrome de Down, algumas considerações a serem lembradas:

A síndrome de Down ou T21, acontece em cerca de 1 para 600 a 800 nascidos vivos e portanto é a causa mais frequente de deficiência intelectual.

Hoje temos conhecimento suficiente para saber que as crianças com T21, precisam de ser aceitas, amadas e estimuladas para ter o melhor desenvolvimento possível. Claro temos a capacidade individual de cada criança, mas sabemos que a evolução motora e cognitiva será tanto melhor quanto melhor esta criança for estimulada. A estimulação é permanente e inclui além dos cuidados e estímulos dos familiares, sessões de fisioterapia, Terapia ocupacional e fonoterapia sobretudo na fase de maior plasticidade cerebral ou seja entre o nascimento até os 5 anos. É necessário também cuidados médicos pediátricos pois muitas são as comorbidades que podem acompanhar a síndrome de Down, e que vão fazer a diferença na vida da criança quando bem conduzidas.

Neste sentido temos dois grande desafios:

A disponibilidade de terapias na rede pública é muito limitada, são poucos os profissionais e muitas as crianças a serem atendidas, o que não é muito diferente quando falamos das crianças que tem acesso a planos de saúde.

A assistência médica, sobretudo na rede primária atualmente é extremamente limitada, uma vez que raramente a criança é vista por um pediatra, ficando na maioria das vezes aos cuidados do médico generalista ou enfermeiro.

Assim, neste dia 21 de março é dia de pensarmos na luta incansável destas famílias em busca da melhor assistência à saúde de seus filhos, tanto médica como de terapias de desenvolvimento, e nos juntarmos a elas por esta causa. Por mais qualidade na assistência pediátrica à estas crianças, por mais acessos às terapias de desenvolvimento e assim dar a todas a chance de ser um adulto feliz, saudável, independente e porque não produtivo .

Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial
Dra. Fabia Queiroga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.